sábado, 12 de janeiro de 2013

Diário de trabalho: Uerla Cardoso. 07/01/2013



É... eu me lembro, lembrou-me de muitas cores. Das estrelas sempre olho um  pouco, acho que elas limpam os cimentos dos olhos. Cimentam a pele em tecidos pendurados nos ares, nas asas... Quem me dera ter asas, se as tivesse nunca mais tocaria o chão, viveria nas nuvens, nos silêncios, nas galáxias, e de longe tudo veria, poderia mergulhar nas águas das pontes, nos rios sem peixes, nas sombras dos fetos inexistentes e já expirados. Conheço a foto, elas são as costas que nunca vejo as sobras dos meus pés, meu preto dos olhos que só enxergo no espelho. Não me pergunte o que faço aí, nem eu sei o que faço aqui, quanto mais aí. Pode ser meu refugio, a cabana de tolha de mesa, o choque e a queda da estante, as costas nas costas, o verso avesso. Tu tens muitas estrelas nos pés, o que fazes aqui? É sua casa? Não sabia que existiam casas nas estrelas, nem que amava as parreiras. Tem um doce lá embaixo, estás com fome? Desça nas entranhas do subsolo do mundo, atravesse as pernas da lua, coma quinhentas uvas, vomite as sombras das noites e pegue a comida. Só tem uma comida para duas barrigas verminosas. “Cuidado com as pontes, elas podem ser perigosas...” o vestido de manga caída também esconde perigo... Não se vê o cego nem se sente cego, só se vê estrelas azuis e vermelhas e o agouro que se escuta, a ladainha das palavras sobrepostas. Dê-me um pedaço! Não peço, minha fome vai para além de uma gota, a sede ultrapassa os mares e o tecido ofusca os meus olhos. Sabes quem eu sou? E quem tu és, tu sabes? Vem armar a barraca, já é tarde! Vai chover grilo das estantes... Quer a luneta? É bom falar na luneta, a voz sai bonita, parece profunda. Esconda-se aqui vem. As pontas das pontes são duras, o meio é mais mole, vamos para o meio. Olha! Pesquei tempo com luzes, luzes de tempos em tempos de luzes. Consegue ver? São muito pequeninos, só os mais apurados olhos conseguem ver, olhos sem lentes. Não tenho medo de cair da ponte, mas fiquei com medo de pegar uva, existe maldade em quem não come todas as uvas? Mas tem uvas que não são nossas... Não abarco barco furado nem embarco em furo de mar. Prefiro ficar a deriva na ponte, até que as correntezas levem as sobras de chocolates nos cantos de meu queixo. E me afete feito confeito de festa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário